sábado, março 04, 2006


Dia 31 de janeiro de 2006
Anotações de um dia comum

Acordo
Sou acordada
Quero preciso dormir
Acorda... Vem ver receber o homem das persianas, ele vai instalar as persianas nas janelas, levanta, vem tomar café, depois do café você precisa me ajudar a pegar o outro carro que está na concessionária, venha rápido, eu vou, vou já tomar café, passo margarina na torrada, ele diz pra Rita: Cadê o meu adoçante?
Ela não diz nada, nunca diz, morre de medo dele, ele fala meio satisfeito, Rita é a segunda vez que eu falo, da próxima vez eu desconto do seu salário! Ela continua a não dizer nada.
Eu levanto com a torrada na mão e encosto a barriga na janela que está cheia de almofadas tomando sol, eu encosto vejo um céu escuro, pra chover eu começo a chorar em cima da torrada, sem perceber continuo a comê-la, sem perceber eu choro alto e ele vem como quem diz, o que eu fiz? Eu no começo nem quis dizer nada, mas ele insiste e então eu falo com vontade: Você...você precisa tratar os outros melhor, principalmente quem cuida do seu lixo, quem trabalha pra você, porque você é tão impaciente com tudo? O que as pessoas te fizeram? Tudo está dentro de você, não desconte em ninguém, desse jeito à gente não vai muito longe mesmo, eu já estou cansada, e ele vendo que eu estava ameaçando concretamente, diz; Eu não fiz nada, eu recolho as lágrimas volto a mesa e tomo engasgada o meu café com leite já frio,
O homem das persianas chega, claro que ele parece feliz, ele é bem grande e largo e feliz e desenrola os modelos de persianas, brinca dizendo que elas vem da Pérsia, por isso chamam de persianas e eu amassada e estática esboço qualquer coisa como um sorriso, de repente eu já nem ouço mais nada, ao longe ouço uma questão que estão perguntando alguma coisa pra mim, que cor você quer? Branca ou bege?
Eu?
Branca ou bege?
Hum...
O homem me fala como se fosse um assunto muito importante de se resolver e diz, bom isso é trabalho seu né!
O que?
Decidir as cores!
Ah...Bege, bege está ótima... É mais cru né.

Ótima escolha o homem das persianas brinda o meu bom gosto, daqui a pouco ele, o meu homem, diz: Será que a gente coloca um toldo em vez de persianas nas janelas? Heim? É com o toldo o pessoal desse prédio nem vai enxergar nada, acho que pode ser melhor...
Querido decida você eu realmente não sei muito dessas coisas eu posso...
Persianas ou toldo?
Sem pestanejar eu digo: Toldo bege!
O homem mede dá instruções de como usar fala do prazo de entrega e instalação a Rita entra trazendo o suco de laranja que pedi a ela, encho o copo com o suco, coloco açúcar mascavo, fica intragável o gosto eu vou até a pia estou colocando o suco fora, quando a Rita me olha meio magoada eu digo que o suco estava ótimo, fico sem saber o que dizer pra ela...Ainda tenho outro compromisso com ele,o meu homem, ir na concessionária, enquanto me arrumo penso que não era ele, não era exatamente por causa dele que eu estava chorando, percebo que estou mais enrascada do que parece, porque se não é por ele é por quem? Eu chorei porque?

Vejo o céu e de repente vira um dia claro e azul, eu ainda estou cinza, entro no carro ainda em silêncio, ele também não faz questão de dizer nada, chegamos lá e fomos direto ao lugar onde se retira os carros do concerto, tem duas mulheres iguais no balcão, as duas executam os mesmos movimentos, as duas usam óculos, as duas tem o cabelo chanel e as duas são quarentonas loiras, e as duas que estão ao telefone continuam ao telefone por alguns minutos, até ele começar a girar no mesmo lugar e quando ele começa a girar no mesmo lugar eu sei que ele está ficando muito irritado, eu que já estava irritada com ele não estava gostando da possibilidade de imaginar que ele faria um escândalo e acenei para a mulher e ela fez sinal para esperar que já ia nos atender, depois de algum tempo ela vem e diz que não é com ela que a gente tem que tratar, mas com o João, muito bem diz ele, cadê o João? Ele agora não está, está no almoço!
O que? Bom, mas eu posso despachar se o senhor quiser...Minha senhora eu quero sim e agora. Então começou a odisséia para achar o carro que eles não sabiam onde estava, visto que foi o tal João que tratou disso, de repente vem vindo um homem grande para nos ajudar, tento achar o nome dele no crachá, ele nota que estou olhando fixamente para o crachá dele e diz: É exatamente esse o meu nome: Universo!
Como assim? Mesmo?

Eu não consegui fingir que era um nome normal!
É meu Pai, disse ele, foi um pouco egoísta neste sentido, me deu logo o nome de tudo!
Nossa que nome exótico o seu...Pensei seriamente em qual seria um possível apelido para ele...Uni...Uninho...Universinho...Eis que o Universo, no meio de tantos e tantos carros acha o nosso...eu me despeço, já bastante íntima do sujeito que não parava de falar que sua mulher lhe dissera: "Universo nós não estamos muito bem e precisamos repensar a nossa relação" eu consolei o Universo dizendo : Universo você parece bastante forte, irá superar isso...Por fim eu digo... Bom dia pra ti... Universo.

O Universo me sorri e acena muito satisfeito.

Nenhum comentário: